sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Como calcular o valor da sua aposentadoria na previdência social

Para saber quanto você perceberá na data da aposentação (no caso de aposentadoria por tempo de contribuição), primeiro é preciso saber se você está no RGPS (que chamam de INSS) ou em regimes próprios. Quem possui cargo efetivo na União, Estados, Distrito Federal e Munícípios, tanto na administração direta, quanto nas autarquias e fundações, estão nos regimes próprios. Todos os demais, estão no RGPS.
Assim, vamos lá.
Tanto quem entrou em um RPPS a partir de 01 de janeiro de 2004, quanto quem está no RGPS, possuem cálculos semelhantes em seu início (só em seu início).
Ambos deverão pegar as remunerações utilizadas como base de cálculo para a contribuição, atualizar para valor presente e selecionar as 80% maiores remunerações (a partir de julho/94).
Quem está no RGPS, após fazer esse cálculo, terão que aplicar o fator previdenciário.
Quem está nos RPPS se deparará com três diferenças em relação ao RGPS. No RGPS, há teto de contribuição e benefício (que hoje é R$ 3.689,66). Nos RPPS, atualmente, não há teto. Ou seja, os vencimentos maiores que este valor serão tributados na totalidade e o benefício poderá, também, ser maior, desde que não supere a remuneração do cargo efetivo.
No RGPS existe fator previdenciário, mas o segurado pode se aposentar antes dos 55 anos (homem) e 60 (mulher) se já tiver, respectivamente, 30 e 35 anos de contribuição. Nos RPPS, não haverá fator previdenciário. Em compensação, mesmo atingindo o tempo de contribuição, o segurado precisará esperar os 55 anos, mulher, e 60 anos, homem.
Uma dica, para quem está no RGPS e já pode se aposentar, é o Simulador do Ministério da Previdência. Lá, eles dão o valor do benefício.
Nos RPPS, aqueles que ingressaram até 31/12/2003, se cumprirem determinados requisitos, poderão se aposentar com a chamada integralidade, ou seja, com a última remuneração do cargo efetivo, e com a paridade, ou seja, os mesmos reajustes do respectivo cargo efetivo.

Nenhum comentário: